sexta-feira, 2 de maio de 2014

Festival Latinidades 2014




Em Brasília/DF

Unir em um único espaço a diversidade produzida por mulheres negras, da América Latina e do Caribe, é o objetivo do Festival Latinidades, que acontecerá, entre os dias 23 a 28 de julho, em Brasília. Este é o sétimo ano do evento que irá aglutinar trabalhos dos campos de literatura, cinema, moda, música, saúde, negócios e políticas públicas.

Literatura

Estão programados, para o dia 25/07, os lançamentos dos seguintes livros: “Coletânea Poética”, obra coletiva da Ogum's Toques Negros; “InCorPoros − nuances de libido”, de Nina Silva e Akins Kinte; “Pretextos de Mulheres Negras”, obra coletiva organizada por Elizandra Souza e Carmen Faustino.

Além dos livros também será lançada a " Revista Afirmativa”, um projeto dos Estudantes de Jornalismo da UFRB; e “Versos de la Diaspora/Verses from the Diaspora”, de Tony Polanco-Bethancourt (Panamá/EUA). 

Saúde 

Para debater o aspecto da saúde no cotidiano,enfatizando o trabalho feito pelas sacerdotisas e sacerdotes das religiões afro-brasileiras,  benzedeiras e parteiras, será realizada a mesa de debates “Griôs da Saúde Integral”. 

Farão parte do debate:
-Adriana de Holanda, psicóloga, coordenadora da Rede Independente Educação Griô/Grupo Semente de Jurema e zeladora da Casa de Jurema do Rei Salomão (Niterói-RJ)
-Dona Francisca Leandro, parteira e líder comunitária em Belo Horizonte (MG).
- Dona Iradilva Miranda Dantas, benzedeira/curandeira e membro da Malungu − Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará
-José Marmo da Silva (Ogan Marmo), coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro)

Cinema
Destaque para a exibição do filme " O Dia de Jerusa", de Viviane Ferreira. O curta, que foi selecionado para ser exibido em Cannes 2014, aborda a solidão na vida das idosas. A produção é estrelada por Léa Garcia e Débora Marçal e produzido por Elcimar Dias Pereira.

Moda, comportamento e negócios
O Festival abrirá espaço para oficinas de turbantes, vendas de livros e troca de ideias que favoreçam o surgimento e crescimento de negócios. Destaque para a Feira Preta.

Você pode acompanhar novidades sobre o Festival acessando:

https://www.facebook.com/pages/Latinidades-Afrolatinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário